Usabilidade ruim afasta o público de um site

Uma pessoa qualquer está procurando uma informação mais qualquer ainda e recebe a dica que um determinado site possui a dita cuja. Crédula, ela digita o endereço do site no navegador e se depara com uma interface tão difícil de usar que acaba desistindo de procurar a informação naquele site, partindo para o endereço de algum concorrente. Pronto, a usabilidade ruim acaba de afastar mais um cliente.

A quantidade de vezes que isso deve acontecer durante um dia comum deve ser mensurada em milhares e milhares de casos. Um projeto de internet, regra geral, deve ser algo fácil de usar, pois as pessoas não estão ali para aprender como funciona cada interface de um sistema diferente. Usabilidade é simplesmente isso: tornar uma interface fácil de usar.

A usabilidade existe sempre que houver a necessidade de que uma pessoa interaja com um objeto, físico ou abstrato. No caso de projetos web, ela torna-se ainda mais fundamental pelo fato de que os concorrentes estão a poucos segundos de distância. Por isso, a usabilidade deve jogar a favor de um projeto, e não contra, como acontece na maioria das vezes.

O grande divulgador da usabilidade na web é o doutor Jakob Nielsen, famoso pelo radicalismo com que defende suas idéias. Qualquer desenvolvedor web que se preze deve ler os principais livros de Nielsen e acompanhar suas colunas periódicas, mesmo que seja para decidir que não vai aplicar aquilo por não fazer sentido em um determinado projeto.

Mesmo que o desenvolvedor tenha amplos conhecimentos em usabilidade, sempre é recomendável testar o produto final com usuários comuns, que não estejam envolvidos no projeto. O ideal é que os testes sejam feitos com rigor científico, de preferência em laboratórios preparados para gravações.

Como isso raramente é possível, por conta de orçamento mesmo, é válido fazer testes mais informais para saber se determinada interface é mesmo fácil de usar como os projetistas estão imaginando. Os resultados podem ser surpreendentes e elevar a qualidade do produto, fazendo com que o projeto atraia cada vez mais seu público-alvo e gere resultados positivos.

Walmar Andrade
Perguntas dos alunos