Como trabalhar pela internet criando Presença Digital: um curso freemium em 10 etapas para quem quer marcar presença na internet usando marketing de conteúdo

Trabalhar pela internet só com o que você gosta de fazer, transformando sua paixão em sua fonte de renda, tem se tornado o objetivo de cada vez mais pessoas.

Alguns querem ter a possibilidade de colocar um notebook na mochila e poder trabalhar de qualquer lugar do mundo. Outros querem se tornar uma autoridade em determinado assunto para conseguir um emprego melhor, para ser promovido ou até para abrir o próprio negócio.

Esse cenário fica ainda mais atraente quando vemos os resultados de algumas pessoas que já conseguem trabalhar pela internet…

Pessoas como Mairo Vergara, capaz de faturar mais de R$ 1 milhão em um único dia de vendas de um curso online de inglês que ele mesmo criou.

Na teoria e vendo só os exemplos de sucesso, tudo é lindo.

Mas, na prática, como essas pessoas chegaram lá? Quais os passos que seguiram? Que dificuldades encontraram?

E o mais importante. Como você mesmo pode criar uma presença digital que te permita trabalhar pela internet fazendo só o que você realmente gosta?

Pensando em responder a essas e outras perguntas, estreamos hoje o curso freemium Presença Digital de Zero a Dez.

O curso que vai mostrar o passo a passo para quem quer criar presença digital

Como trabalhar pela internet

A parte boa de criar uma presença digital para trabalhar pela internet você pode encontrar em milhares de sites e postagens nas redes sociais.

Abra o Instagram de qualquer webcelebridade e você verá os flashes do sucesso:

  • Gente trabalhando na praia com o notebook no colo
  • Capturas de tela mostrando ganhos de sete dígitos ou mais
  • Pessoas com o sorriso aberto em uma felicidade sem fim trabalhando no que amam

Mas, o que está por trás disso tudo? O que não vemos retratado nas fotos do Instagram e nos posts do Facebook?

É esse o caminho que o curso Presença Digital de Zero a Dez pretende mostrar. De forma simples, porém no máximo de detalhe.

A ideia é que você tenha amplo conhecimento do que te espera se você realmente decidir dar esse passo.

(Isso é algo que você tem que saber o quanto antes. Há muita gente explorando esse mercado e, se você não agir logo, pode acabar sem espaço).

O nível de conhecimento das pessoas que acessam o blog é muito variado. Por isso, partiremos do pressuposto de que ninguém conhece nada sobre o assunto. Assim, poderemos ajudar o maior número de pessoas.

Em outras palavras, iremos do zero ao dez.

Falaremos desde o planejamento inicial até a possível formalização de um negócio. No caminho, passaremos pela construção da sua autoridade e formação de um estilo de comunicação. Falaremos sobre criação dos produtos ou serviços e geração de audiência, sempre utilizando como base o marketing de conteúdo.

Para isso, dividimos o curso em 10 módulos, que você pode acompanhar cadastrando seu email.

Os 10 módulos

01. Planejando sua presença digital: Neste primeiro módulo, vamos juntos montar o seu planejamento para criar uma presença na internet. De forma prática e objetiva, você vai escolher o seu nicho de atuação, definir o seu público-alvo e escolher um modelo de negócios para a sua presença na rede.

02. Criação de sites e perfis: Com seu plano em mãos, vamos colocar a mão na massa para criar seus perfis nas redes sociais e também um site para você começar a coletar emails de pessoas interessadas no que você tem a dizer.

03. Produção de conteúdo: Com seus perfis criados, é hora de oferece um conteúdo de alta relevância para o seu público-alvo. Vamos ver peça por peça como você pode montar uma linha de produção de conteúdo fácil de criar e de reaproveitar.

04. Marketing de conteúdo: No quarto módulo, vamos aprender a distribuir para as pessoas certas o conteúdo que você criou. Você vai ver como criar empatia com seu público-alvo e como fazer o seu marketing pessoal para ser percebido como uma autoridade no seu nicho.

05. Copywriting: Agora que você já é visto como uma autoridade para a sua audiência, é hora de convencê-las a contratar os seus serviços, a comprar os seus produtos ou a fazer qualquer outra ação que você queira. Para isso, você vai aprender copywriting, que pode ser definido como a arte de formular palavras que convencem.

06. Tráfego pago e orgânico: Com toda a sua estrutura de presença na internet montada, você pode começar a gerar audiência em massa para os seus perfis na internet. Você vai ver como atrair tráfego para os seus canais, seja por meio de anúncios pagos ou de forma orgânica e gratuita.

07. Marketing de relacionamento: O sétimo módulo vai mostrar como você pode se relacionar de forma saudável e produtiva com os seguidores que conquistou. Vamos explorar os segredos de cada rede social para que você possa falar do jeito certo, no lugar certo e para as pessoas certas.

08. Criação de produtos digitais: Quando você já tiver uma audiência e principalmente um bom relacionamento com essa audiência, poderá de forma natural oferecer produtos e serviços para as pessoas que seguem você. Aqui você vai aprender de forma simples como criar esses produtos e serviços de um jeito fácil e descomplicado.

09. Conversão e vendas: Depois de criar os seus produtos e serviços, você terá que os vender. No nono módulo do curso, você vai descobrir que vender pela internet é muito mais simples quando você já tem uma forte presença digital.

10. Da presença à influência digital: O treinamento poderia acabar no nono módulo. Mas nós decidimos ir além e criar um módulo apenas para explorar tópicos avançados. Vamos finalizar o curso vendo como cada uma das etapas anteriores pode ser otimizada em um processo de melhoria contínua a partir da análise dos resultados que você coletar depois que montar a sua presença digital.

Cada uma desses 10 módulos será composto por uma série de aulas explicativas. Todas terão espaço aberto nos comentários para os alunos tirarem suas dúvidas.

Ao final de cada aula, irei oferecer um plano de ação passo a passo para, se você quiser, começar a trabalhar pela internet.

Eu vou indicar também as ferramentas necessárias para você criar sua presença digital, além de sugerir livros que complementem e aprofundem o conteúdo ensinado em cada aula.

Sempre que possível, trarei estudos de caso, de preferência com personagens brasileiros, mostrando a aplicação prática dos conceitos ensinados.

O objetivo é muito claro: auxiliar da forma mais completa e precisa possível aqueles que querem vencer o desafio de criar uma presença digital para trabalhar pela internet.

Para ter acesso ao guia completo do curso, com todo o conteúdo organizado da forma mais didática possível, cadastre-se gratuitamente preenchendo o formulário abaixo:

Descubra o método de 10 etapas que qualquer pessoa pode usar para criar presença digital e transformar seu hobby no seu trabalho começando do zero hoje mesmo.

Animou-se? Não? Na dúvida? Então vamos ver um pouco de como essa jornada vai se desenrolar ao longo dos 10 módulos.

Os 10 módulos para criar sua Presença Digital

Existem diversas formas para criar uma presença digital forte na internet. A que veremos neste curso baseia-se na criação de conteúdo relevante para a audiência certa, de modo a gerar em diferentes plataformas um relacionamento frequente que resultará na venda de produtos ou serviços.

A base aqui é a geração de valor para a maior quantidade de pessoas interessadas que você conseguir alcançar, fortalecendo o relacionamento com quem já conhece você e mostrando o seu conteúdo para quem ainda não te conhece.

Em resumo, o seu objetivo é:

Distribuir frequentemente (de forma gratuita e paga) o melhor conteúdo relevante que você conseguir produzir na maior quantidade de plataformas possível para a maior quantidade de pessoas possível que tenham interesse no que você tem a dizer.

Ou, se você preferir o formato de listas numeradas, o seu objetivo é:

  1. Criar conteúdo de qualidade relevante para o seu nicho de mercado
  2. Fazer esse conteúdo de qualidade chegar até as pessoas do seu nicho de mercado
  3. Relacionar-se com as pessoas que consomem esse conteúdo que você criou

Essa distribuição frequente de conteúdo vai gerar um valor para a sua marca de modo que, quando você tiver algo a oferecer para venda, as pessoas não vão pensar duas vezes em adquirir a sua oferta.

01. Planejando sua presença digital

Planejamento para trabalhar pela internet

Este é o módulo que você está começando agora. Ele vai tratar da elaboração de um planejamento para você marcar sua presença na internet.

Será que dá mesmo para trabalhar apenas com o que se ama, gerando dinheiro por meio da oferta de produtos e serviços relacionados à sua paixão?

Vamos ver o trabalho duro que há por trás das pessoas que realmente ganham a vida a trabalhar pela internet, fazendo o que gostam, de modo sério e bem planejado.

Falarei sobre como encontrar a sua voz na rede, como casar a sua paixão com um nicho de mercado lucrativo e como elaborar um planejamento para trazer suas ideias para o mundo concreto, com resultados reais.

Esse planejamento incluirá:

  • o seu posicionamento único no mercado
  • o seu público-alvo
  • o investimento inicial necessário
  • a análise da concorrência
  • e a criação de uma marca própria.

Se você acredita que planejamento não é importante, lembre-se da máxima de Benjamin Franklin: quem falha em planejar está planejando falhar!

02. Criação de sites e perfis

Como trabalhar na internet com um hub digital

No segundo módulo do curso, você verá como começar a marcar sua presença na internet.

Veremos conceitos sobre marca pessoal e sobre como ter uma voz relevante para o seu nicho nas principais redes sociais e em um site próprio.

Esse site será o seu “lugar” na internet, o endereço para o qual todas as suas ações na web irão apontar.

Neste módulo, trarei ações práticas para definição do endereço do seu site, perfis nas redes sociais, arquitetura de informação, design, usabilidade e outros fatores relacionados para quem quer trabalhar pela internet.

Quando a cara da sua “casa” estiver construída, passaremos a focar no conteúdo, ou mais especificamente na sua forma de comunicação.

03. Produção de conteúdo

Produção de conteúdo para internet

Independentemente da estratégia adotada no seu planejamento, o segredo para uma boa presença digital será a comunicação com o seu público.

Basicamente, para ter uma presença relevante na internet você precisa:

  • criar autoridade sobre determinado assunto, distribuindo frequentemente conteúdo relevante sobre esse assunto em diversos formatos para diversas plataformas
  • relacionar-se bem com as pessoas interessadas nesse assunto
  • oferecer algum produto ou serviço para que essas pessoas comprem

Embora os três pilares sejam importantes para quem quer ter presença na internet, o segredo está no relacionamento com o seu público-alvo através da distribuição gratuita e frequente de conteúdo de qualidade.

Produzir e distribuir conteúdo relevante e de qualidade. É nisso que reside o diferencial entre as pessoas que apenas tentam vender qualquer coisa na internet e aquelas que obtém grande sucesso com uma sólida presença digital.

Neste terceiro módulo, você vai aprender passo a passo a criar ou documentar um conteúdo pilar de alta qualidade que servirá de base para ser derivado em vários conteúdos menores em diversos formatos que poderão ser espalhados por dezenas de plataformas na internet.

Você vai ver como um texto para o seu site pode acabar virando vídeos, imagens para redes sociais, podcast para plataformas de áudios, infográficos, animações e muito mais.

04. Marketing de conteúdo

Autoridade para trabalhar pela internet

Ok, agora você já tem um lugar para chamar de seu na internet e sabe como se comunicar com as pessoas que chegarão ao seu site.

O quarto módulo para a construção da sua Presença Digital é você utilizar as estratégias de marketing de conteúdo para criar autoridade. O objetivo é fazer com que as pessoas que te encontrem passem a ter você como um referencial naquele assunto que você escolheu tratar.

Para isso, você irá usar as redes sociais e demais meios possíveis e adequados para espalhar-se pela internet.

Dependendo do perfil do seu público-alvo, você terá que estar em lugares como Twitter, Instagram, Linkedin, Facebook, YouTube, fóruns e blogs.

Analisaremos cada uma dessas redes sociais separadamente, para que você saiba qual é mais adequada ao seu público-alvo.

É esse marketing de conteúdo que irá fazer com que você se torne uma pequena celebridade no nicho de mercado relacionado à sua paixão.

05. Copywriting

Trabalhar pela internet: a recompensa digital

Neste ponto do curso, você já terá autoridade e um grupo de seguidores que acompanha o que você publica na rede.

O quinto passo no seu plano de trabalhar pela internet é convencer esses seguidores a fazerem o que você quer que eles façam. E para isso você precisa dominar as técnicas de copywriting.

Usando as palavras certas, você pode convencer seus seguidores a contratarem os seus serviços, a comprarem os seus produtos ou a cumprirem outra ação que você peça.

06. Tráfego pago e orgânico

Como gerar tráfego para trabalhar pela internet

Agora que você já tem parte da sua máquina montada, está na hora de aproveitar o poder da internet para distribuir seu conteúdo e gerar uma audiência em massa para o seu projeto.

Quando falamos em audiência em massa, não estamos nos referindo à audiência de uma novela das nove.

Estamos falando sim de atrair a maior quantidade possível de pessoas. Mas pessoas especificamente interessadas no assunto sobre o qual você está falando.

Por exemplo, se a sua paixão é histórias em quadrinhos japonesas e você criou toda a sua estratégia em torno disso, não vai adiantar muito receber audiência de pessoas que nem sabem o que é um mangá.

A conversão, para quem quer trabalhar pela internet, é mais importante do que a quantidade de pessoas.

Neste módulo, veremos como gerar tráfego orgânico para o seu projeto, como posicionar-se bem nos mecanismos de busca e como usar ferramentas de publicidade para distribuir o seu conteúdo e atrair público qualificado.

07. Marketing de relacionamento

Relacionamento com seguidores na web

Neste sétimo módulo, mostrarei como você pode se relacionar com as pessoas que entram na sua lista de emails e também com aquelas que apenas seguem você nas redes sociais.

Boa parte da minha pós-graduação na Espanha foi sobre marketing de relacionamento. Acredito firmemente que esse tipo de ação é o futuro do marketing.

Além do relacionamento em si, veremos também como potencializar a entrada de pessoas na sua lista e como você pode automatizar parte do processo de relacionamento, criando uma sequência de e-mails.

08. Criação de produtos digitais

Criar produto para trabalhar pela internet

Todo o trabalho que você teve até agora provavelmente não gerou um centavo para o seu bolso.

Claro que você poderia começar pela criação de um produto e sair tentando vendê-lo na internet.

No entanto, dificilmente isso traria resultados sustentáveis e em larga escala para você poder trabalhar pela internet de forma segura e estável.

O caminho que adotamos foi você primeiro criar as bases, gerar autoridade, atrair pessoas e relacionar-se com essas pessoas produzindo e distribuindo conteúdo de alta qualidade. Só depois você vai oferecer algum produto ou serviço.

Neste oitavo módulo, analisaremos quais produtos ou serviços você pode criar para rentabilizar a sua paixão, para obter resultados financeiros trabalhando com o que você gosta.

Esse tem que ser um produto de qualidade tão alta quanto o conteúdo que você distribui gratuitamente. Um produto tão bom que as pessoas que o adquirem façam propaganda espontânea dele, falando bem de você e do seu produto internet afora.

09. Conversão e vendas

Vender pela internet

Uma coisa é você criar um produto, outra é elaborar uma oferta que faça as pessoas comprarem o seu produto sem nem pensar duas vezes.

Se você fez tudo certo até aqui, no momento em que oferecer o seu produto para as pessoas que já te seguem há algum tempo, que gostam de você e que sabem da qualidade do seu trabalho, elas vão comprar.

Neste ponto do curso, você já deve estar pensando no que você venderia se tivesse que entregar de graça tudo o que sabe sobre o seu nicho de mercado.

Esse é um momento crucial para você gerar resultados reais, para ver que sim é possível trabalhar pela internet de forma contínua, sustentável e prazerosa.

Mas, como você deve ter observado apenas por este resumo do resumo do processo, a jornada não é simples, fácil nem rápida como alguns artigos picaretas querem nos fazer crer.

Este penúltimo módulo falará sobre como você pode vender o seu produto, as formas de lançá-lo e promovê-lo, as questões tributárias e legais envolvidas etc.

Na prática, o nono módulo completa o ciclo iniciado com o planejamento, mas se você quer realmente ter uma presença ainda mais forte na internet, é preciso ir além…

10. Indo da presença à influência digital

Trabalhar pela internet

Criar um projeto, gerar uma audiência e vender um produto é apenas o começo da história.

Se a sua ideia é realmente trabalhar pela internet de forma sustentável, precisa pensar a longo prazo.

A sua ideia resistirá à pressão do tempo? O dinheiro que você ganha com ela é suficiente para sustentar seu estilo de vida ao longo dos anos? Você conseguirá se aposentar fazendo apenas isso?

No última módulo do curso Presença Digital de Zero a Dez, veremos como você pode transformar um caso inicial de sucesso em um negócio sustentável, em uma verdadeira empresa.

Aqui você poderá decidir se é realmente isso que você quer para a sua vida, se está disposto a pagar o preço, se existe futuro para o nicho no qual você está trabalhando.

Veremos questões como terceirização, automatização da força de vendas, gestão empresarial, planejamento financeiro, crescimento exponencial do negócio e outros temas mais avançados que garantem que você não está brincando com o seu próprio futuro.

Recapitulando: o curso Presença Digital de Zero a Dez

Concluindo, esperamos ter deixado claro neste artigo inicial o que é o curso Presença Digital de Zero a Dez, a quem ele se dirige e quais os seus objetivos específicos.

Ao longo dos próximos meses, discutiremos aqui os 10 módulos do curso:

  1. Planejando a transformação
  2. Marcando sua presença na internet
  3. Produzindo conteúdo
  4. Construindo autoridade
  5. Oferecendo recompensas
  6. Gerando audiência em massa
  7. Relacionando-se com seus seguidores
  8. Criando seu produto
  9. Vendendo o seu produto
  10. Indo da presença à influência digital

Vale dizer que, embora esteja já completamente estruturado, o curso ainda não está completamente pronto.

E isso por um motivo muito simples. Vou adaptar os conteúdos de acordo com o feedback que receber dos alunos nas redes sociais e nos comentários ao final de cada aula.

Assim, se você tem dúvida sobre algum ponto do processo, peço que deixe um comentário. Deixe suas perguntas e pontos que gostaria de ver mais bem detalhados.

Dependendo do caso, farei inclusive sessões de perguntas e respostas. E vou incluir nas próprias aulas as resoluções das dúvidas mais comuns.

Perguntas e respostas sobre o curso Presença Digital de Zero a Dez

Como faço para acompanhar o curso?

A melhor forma é fazendo parte da minha lista de e-mails, preenchendo o formulário abaixo:

Descubra o método de 10 etapas que qualquer pessoa pode usar para criar presença digital e transformar seu hobby no seu trabalho começando do zero hoje mesmo.

Você também pode acompanhar o curso curtindo nossa página no Facebook, assinando nosso canal no YouTube ou seguindo-me no Instagram e no Twitter.

Esse conteúdo já não existe na internet?

Sim, porém de forma não sequencial. Ou em formato de cursos que pegam apenas parte da jornada, sem detalhar o trabalho duro que há por trás do sucesso.

Além disso, quero trazer para o assunto a minha visão e a minha experiência de mais de 20 anos lidando com comunicação digital.

Bibliografia deste artigo

O Mensageiro Milionário

Compre o livro O Mensageiro Milionário na Amazon

A primeira recomendação de leitura do curso é o livro O Mensageiro Milionário, de Brendon Burchard.

Este pequeno livro dará uma visão geral de como você pode transformar sua paixão em um negócio utilizando os meios digitais.

Ele não entra em detalhes sobre cada uma das etapas da jornada. Mas Brendon Burchard mostra como sua história de vida e sua experiência têm importância e valor de mercado maiores do que você sonhou. E ensina como explorar isso da melhor forma possível.

Plano de Ação

Ao final de cada aula do curso, oferecerei tarefas específicas para você executar.

A ideia é não ficarmos apenas na teoria. É partirmos para executar, na prática, o seu objetivo de criar presença digital para trabalhar pela internet.

Tarefa: Liste suas paixões

A primeira tarefa do curso é bastante livre e fácil de fazer. Simplesmente liste as suas paixões.

Sem nenhum compromisso, sem nenhuma amarra. O que você gosta de fazer? O que faria até de graça? O que você faz quando ninguém te vê fazendo ou o que você queria fazer se ninguém pudesse te ver?

Não importa se você gosta de jogar videogame, ver novela, jogar bola ou brincar de boneca.

Apenas faça uma lista simples. O objetivo é que futuramente possamos ver quais de seus hobbies podem servir para seu projeto de trabalhar pela internet.

Então, é isso. Nos vemos na próxima aula.

Conteúdos relacionados

Perguntas & Respostas

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Que maravilha de sequência de artigos. Até os mais cascudos no mundo online estão ligados nos seus posts e acompanhando de perto o que você tem apresentado aqui nesse curso. Parabéns, Fator W! =)

      1. Senti falta de uma coisa, Walmar. Um botão no final da aula que nos leva automaticamente para o próximo aula do curso. Quando você lista os artigos relacionados no final isso não fica muito claro. Pra você ver, tentei seguir com o curso e acabei clicando no artigo 1 (o primeiro clicável que eu vi) e fui parar no mesmo artigo que acabara de ler. Certamente o #2 seria o artigo que procuro, a continuação, mas não tenho certeza absoluta. No entanto, se me deparasse com o botão “ler o próximo aula do curso” não teria a menor dúvida pra onde deveria ir.
        Agora com licença, pois vou continuar com a leitura do curso, ok? 😉

  2. Olá, Walmar! Tudo bem?

    Estou chegando um pouco atrasado, porém muito interessado e animado com o curso! Por este primeiro post pude perceber o quanto de conteúdo bom publicou gratuitamente.

    Já estudo empreendedorismo digital há um ano e meio e ainda estou meio empacado. Tentarei mais uma vez através da sua forma de fazer isso agora. Que venham melhores resultados e aprendizados 🙂

    Abraços!

  3. Olá Walmar!

    Parabéns, seu blog é muito show e tenho certeza que irá me ajudar ainda mais a conquistar a busca da liberdade financeira e geográfica. Porem para isso é preciso eleger mentores, e lendo seu site me identifiquei muito com seus textos e videos assim como aconteceu com o Luiz Mazini, e atualmente estou estudando seus métodos no curso Afiliado Zen (Acredito que você já tenha ouvido falar).

    Então, lhe informo que a partir de hoje serei um recorrente e atuante leitor do blog e seguidor das suas redes sociais.

    Desde já obrigado pelo grande ajuda.

  4. Walmar parabéns pelo seu trabalho e disposição em repassar conhecimentos, me identifiquei com sua maneira de exposição contextual e uso da ferramenta cheklist.
    Fiquei triste por não poder baixar o PDF. Que Deus continue iluminando sua disposição.

  5. Olá Walmar, conheci seu blog ontem e estou muito feliz por isso.

    Como vou reeditar um blog, ter encontrado esse conteúdo foi um sinal muito bom para mim.

    Estava toda perdida, agora vou organizar as minhas ideias, parabéns e obrigada por disponibilizar o seu conhecimento.

    Abraços e muito sucesso.

  6. Olá Walmar, tudo bem?

    Acabei de conhecer o seu trabalho e só tenho que agradecer por você disponibilizar esse conhecimento tão bem formatado, muito obrigado!