O simples gráfico que vai te ensinar como escolher o nicho de mercado perfeito para o seu negócio digital

O simples gráfico que vai te ensinar como escolher o nicho de mercado perfeito para o seu negócio digital

Algum tempo atrás, recebi um e-mail de um camarada chamado Conrado. Falando como se meu amigo fosse, ele apresentava com palavras bonitas um curso on-line do seu nicho de mercado, redação publicitária.

O Conrado era apaixonado pelo assunto, sobretudo por técnicas de vendas por meio da internet. O e-mail direcionava para um vídeo no qual ele falava apaixonadamente sobre o curso por mais de uma hora!

Essa mensagem foi enviada para mais de 60 mil pessoas que haviam dado seus endereços de e-mail ao Conrado em troca de um e-book gratuito sobre o mesmo tema.

Como o curso era caro (mais de R$ 3.500,00), você pode considerar que as vendas foram um fracasso. Nem 10% daquela imensa lista de e-mails compraram o curso. Na verdade, nem 1% comprou. Ao final, foram míseras 324 vendas.

Que geraram R$ 1.134.000,00 (um milhão, cento e trinta e quatro mil reais) para o Conrado em apenas uma semana…

O segredo desse sucesso foi que o Conrado casou a sua paixão com um nicho de mercado.

Neste segundo post do curso Presença Digital de Zero a Dez, vamos ver em detalhes:

  • Conceito e definição de nicho de mercado
  • Como começar o seu planejamento por um nicho de mercado
  • Qual o seu nicho de mercado na internet
  • Como selecionar o nicho perfeito para você por meio de um simples gráfico

Como sempre, vamos partir do planejamento…

Comece o seu planejamento pelo nicho de mercado

Nicho de mercado e planejamento

O curso Presença Digital de Zero a Dez tem como objetivo explicar detalhadamente como você pode criar uma presença na internet para trabalhar com o que ama, como no exemplo real dado acima. Para ter o guia completo do curso, preencha o formulário abaixo:

Descubra o método de 10 etapas que qualquer pessoa pode usar para criar presença digital e transformar seu hobby no seu trabalho começando do zero hoje mesmo.

O primeiro passo do curso é elaborar um planejamento de como você vai transformar algo que atualmente é apenas um hobby em um negócio de verdade. Um negócio que gere resultados reais e dinheiro no seu bolso.

No final da primeira aula do curso, passamos a Tarefa #1. Nela, você deveria listar livremente quais são as suas paixões.

Naquele momento, não importava se as suas paixões eram coisas aparentemente nada lucrativas. Jogar videogame, ver novela, jogar bola ou brincar de boneca, tanto fazia.

(Aliás, se você quer ter uma ideia de quão um estranho ou específico um nicho pode chegar a ser, dê uma olhada no mercado americano, especialmente por meio do site Niche Profit Classroom).

O que realmente importava na Tarefa #1 era que fossem coisas que você realmente gosta de fazer. Coisas que você faz até de graça. Coisas com as quais você adoraria trabalhar.

Refinando

Agora, vamos analisar como você pode iniciar o seu planejamento escolhendo um nicho de mercado. Um no qual uma das suas paixões possa se transformar em um negócio.

Você sabia que, hoje em dia, há jogadores profissionais de videogame que ganham múltiplas vezes mais do que muitos médicos e advogados?

Que existem pessoas ganhando rios de dinheiro mantendo blogs sobre novelas ou jogos de futebol?

Que artesãos produzem bonecas e vendem em alta escala pela internet, gerando pequenas fortunas?

Então, não importa que as paixões que você listou a princípio não pareçam lucrativa. Com a estratégia correta, você pode transformar praticamente qualquer hobby em um trabalho lucrativo.

Mas, para isso, você precisa saber…

O que é nicho de mercado: definição e conceito

Como escolher um nicho de mercado

Um nicho de mercado nada mais é do que um conjunto de pessoas que possuam um interesse comum. De preferência o mesmo interesse que você. Quanto mais específico for esse interesse, melhor.

Por exemplo. Digamos que você é um instrutor de autoescola que se interessa em descobrir porque algumas pessoas possuem medo de dirigir.

Lidar com essas pessoas, fazê-las perder o medo de dirigir, é a sua grande paixão.

Mesmo quando não está trabalhando, você gosta de observar essas pessoas. De ler sobre o assunto, de descobrir técnicas que as ajudem a perder o medo.

Você tem aí um nicho de mercado, um problema bem específico. E pode casar a sua paixão com esse nicho de mercado e criar um negócio bastante lucrativo.

Acha difícil?

Foi exatamente isso que Fabiano Silva fez.

Um exemplo prático

Fabiano Silva criou o Método Vença o Medo de Dirigir, construiu uma audiência de pessoas nesse nicho de mercado e – depois de oferecer conteúdo gratuito de alta qualidade no site Eu Quero Dirigir – passou a vender acesse ao seu conteúdo premium por R$ 247,00.

Com isso, ele gerou centenas de milhares de reais ao mesmo tempo em que ajudou pessoas de todo o Brasil. As mesmas pessoas que compõem o nicho de mercado “gente com medo de dirigir”.

Sim, é tudo simples assim. Mas não é nada fácil.

Qual o seu nicho de mercado na internet?

Nicho de mercado: perguntas e respostas

A partir da lista que paixões que você gerou na Tarefa #1, quais são os nichos de mercado que apresentam boas oportunidades para você?

Lembre-se de que um nicho de mercado é um conjunto pequeno de pessoas com um mesmo interesse. Quanto mais específico melhor.

Isso significa que “jogar videogame” não é exatamente um nicho, mas sim um mercado. Um mercado que contém vários segmentos, como por exemplo “games de esportes”. E esses segmentos possuem nichos, como o game “Fifa”.

Em regra, quanto mais específico for o seu nicho de mercado, melhor. Mas ele não pode ser tão pequeno que não gere a possibilidade de ganhos em escala, nem tão grande que passe a ser um segmento ou mercado.

Focar em um nicho de mercado é melhor do que focar em um mercado inteiro. Por um motivo simples: com um grupo menor de pessoas e com um problema específico, você consegue se relacionar de uma forma que não conseguiria com grupos mais amplos.

Aí está o porquê de esse novo modelo de negócio funcionar tão bem.

Retomando o exemplo. Se você fosse falar de videogame de uma maneira geral, as pessoas que não gostam de games de esportes teriam que acompanhar mensagens e postagens suas falando de Fifa.

E, quando você mudasse o assunto, as pessoas que curtem Fifa ficariam desinteressadas por agora você estar falando de jogos de tiro.

Vantagens dos nichos de mercado

Relacionando-se com um grupo pequeno, você sabe exatamente quais são os desejos, os problemas, a linguagem e até mesmo o comportamento dessas pessoas. Especialmente se você mesmo faz parte desse nicho de mercado.

Além disso, focando em um grupo específico de pessoas, seus custos com anúncios diminuem e sua taxa de conversão aumenta.

Alta taxa de conversão significa que um grande percentual das pessoas que chegam ao seu projeto tornam-se seus seguidores. E acabam comprando os produtos ou serviços que futuramente você vier a oferecer.

Isso é praticamente garantido! Você mesmo já deve ter experimentado a vantagem da especificidade na prática.

Por exemplo, se você estivesse em uma livraria buscando um livro sobre dores no pé, qual livro levaria?

  1. Como curar qualquer dor no seu corpo
  2. Como curar dores nos pés

O que a experiência da publicidade mostra é que o segundo livro teria uma taxa de conversão maior entre as pessoas com dores nos pés. Mesmo que o primeiro teoricamente seja mais útil, já que serviria para qualquer tipo de dor.

Parece contraditório, mas é como a mente da maioria dos seres humanos funciona.

Como fazer se você tiver múltiplos interesses

Se você tem vários interesses, o ideal é construir vários projetos diferentes. Foque um em cada nicho de mercado.

No entanto, recomendo que você inicie com apenas um nicho de mercado. Percorra as dez etapas deste curso focando apenas nele. Só depois pense em expandir para outros nichos.

Isso porque, na primeira jornada, você estará ainda aprendendo o passo a passo. Estará errando, aprimorando-se. Se fizer tudo ao mesmo tempo, poderá se atrapalhar no caminho.

Se você tem dois focos, na verdade não tem nenhum.

Como escolher o seu nicho de mercado ideal com esse simples gráfico

Nicho de mercado gráfico

O nicho de mercado ideal é aquele que seja a intersecção entre sua paixão, seu conhecimento e as necessidades das pessoas.

Recomendo que você escolha seguindo essa ordem:

  1. Liste as suas paixões
  2. Entre elas, selecione aquelas sobre as quais você tem mais conhecimento
  3. Entre estas, veja quais são as que possuem mais pessoas procurando sobre o tema

O primeiro ponto é o mais importante. Afinal toda essa jornada se resume a fazer você passar a trabalhar com o que ama.

No mundo ideal, não é você quem escolhe o nicho. É o nicho que escolhe você! (Compartilhe essa frase no Twitter)

Se você adora determinado assunto, mas não tem muito conhecimento sobre ele, sempre pode estudar. Sempre pode se aprimorar.

Mas se você começa de trás para frente e escolhe um nicho que possui uma maior demanda, mas sobre o qual você não tem muito interesse, acabará voltando para a armadilha de ter que trabalhar só para ter algum dinheiro no final do mês.

Se depois dessa intersecção ainda houver mais de um nicho encontrado, escolha apenas um para começar. Para efeitos deste curso, vou trabalhar com apenas um nicho de mercado, ok?

Esse ponto é muito importante. Você precisa escolher apenas um para começar. Isso por que vai precisar ter o foco de um raio laser para poder completar as dez etapas dessa jornada de forma bem sucedida.

Se você realmente tem várias paixões em um mesmo nível e não faz ideia de como escolhê-la, não fique travado por conta disso. Nem que você tenha que escrever em pequenos pedaços de papel cada um delas e fazer um sorteio. Escolha uma e siga em frente.

Escolha apenas um nicho

Uma maneira mais eficiente seria você escolher o nicho de mercado que possui maior chance de sucesso. Para saber isso, você teria que comparar a quantidade de pessoas interessadas nesse nicho versus a quantidade de projetos já existentes no mercado.

Por exemplo, existem nichos de grande sucesso na internet nos mercados de saúde, relacionamentos e finanças. Porém, justamente por conta da alta procura, há uma grande quantidade de projetos explorando esses mercados. Ou seja, a concorrência é maior.

Minha recomendação é que você não deixe que a procura por um nicho ideal trave o seu processo.

Você precisa ter em mente que esse modelo de negócio digital está sendo cada vez mais procurado. E quem se posicionar primeiro em determinado nicho leva vantagem.

Lembre-se de que, mesmo que você erre na primeira escolha, sempre poderá mudar de nicho de mercado um pouco mais à frente. Sempre poderá criar outro projeto que já aproveite os aprendizados do primeiro.

Perguntas e respostas sobre nichos de mercado

Como eu sei se um nicho de mercado é muito ou pouco procurado?

Pelo Google. Faça uma busca pelas palavras-chave do nicho que você está pesquisando e observe:

  • A quantidade de resultados encontrados
  • A quantidade de anunciantes para aquela palavra-chave
  • A qualidade dos sites existentes sobre o assunto

Outra tática mais avançada é você criar uma conta no Google Adwords. Esta é a ferramenta por meio da qual empresas criam e publicam anúncios na internet.

Você não vai usar o Adwords para publicar anúncios nesta etapa da jornada. Vai usar para saber a quantidade de pessoas que buscam por determinada palavra-chave. Sim, é tudo grátis!

Para isso, crie uma conta na ferramenta, vá em “Ferramentas” -> “Planejador de palavras-chave” -> “Pesquisar. Lá, pesquise novas ideias de palavras-chave e de grupos de anúncios.

Você coloca as palavras que está pesquisando e, no resultado, clica em “Ideias de palavras-chave”. Depois ordene o resultado pela maior “Média de pesquisas mensais”.

Exemplo prático

Por exemplo, digamos que você é um fanático por musculação e quer criar um produto na área. Você vai descobrir que a busca “como perder barriga” tem uma média de 60.500 buscas mensais no Google. Já “como engrossar a panturrilha” tem apenas 320 buscas por mês.

Em qual nicho de mercado você focaria?

Só não caia no erro de escolher um nicho apenas por ele ser mais procurado ou por dar mais dinheiro. Lembre-se de que o objetivo aqui é você conseguir trabalhar naquilo de que você gosta. E não trabalhar apenas por dinheiro.

Qual a diferença entre mercado, segmento e nicho?

Um mercado é algo bastante amplo, como saúde por exemplo.

Dentro do mercado de saúde, há vários segmentos: exercícios físicos, dieta, descanso, remédios etc.

Dentro de cada segmento desse mercado, existem nichos. Por exemplo, musculação seria um nicho dentro do segmento exercícios físicos, no mercado de saúde.

E “como engrossar a panturrilha” seria um naco ainda mais específico desse nicho, o que alguns chamam de “super nicho”.

Mas eu não tenho nenhuma paixão…

Se você não tem nenhuma paixão, não tem nada que você gosta de fazer, então é difícil vencer o desafio de transformar o seu hobby no seu trabalho. Por definição, você precisa ter um hobby para transformar.

É muito difícil, no entanto, encontrar alguém que não gosta de fazer absolutamente nada, que ache tudo uma droga. Se esse for o seu caso, talvez fosse bom procurar um psicólogo.

Bibliografia deste artigo

Livro #2: A Cauda Longa

A Cauda Longa, livroAntigo, porém essencial. A Cauda Longa, de Chris Anderson, é provavelmente o primeiro livro a tratar das possibilidades comerciais da exploração de nichos de mercado pela internet.

Muito fácil de ler e repleto de casos inspiradores, A Cauda Longa mostra como é muito mais inteligente focar em pequenos nichos do que competir em grandes mercados com players que possuem um poder de fogo muito maior do que o seu.

Leitura essencial para quem quer transformar seu hobby em seu trabalho.

Livro #3: Trabalhe quatro horas por semana

Trabalhe 4 Horas por Semana, de Tim FerrissO livro Trabalhe quatro horas por semana foi publicado em 2008 e logo se tornou um pequeno clássico ao demonstrar como as pessoas poderiam viver trabalhando com sua paixão.

O autor, Tim Ferriss, é um marketeiro de primeira. Apesar de seus exageros, o livro é interessante por mostrar as possibilidades por trás da criação das “musas”, que é como o autor chama os projetos.

Assim como O Mensageiro Milionário, este não é um livro procedural, mas sim inspiracional, ideal para este início de jornada.

Plano de Ação 1.2

Ao final de cada aula do curso, oferecerei tarefas específicas para você executar.

A ideia é não ficarmos apenas na teoria. É partirmos para executar, na prática, o seu objetivo de criar presença digital para trabalhar pela internet.

As tarefas estão numeradas de forma sequencial desde o primeiro artigo. Assim, quem chega no meio da jornada pode se localizar com facilidade.

Tarefa #2: Selecione o seu nicho

A partir das paixões que você listou na Tarefa #1, faça uma relação dos possíveis nichos de mercado contemplados por essas coisas que você gosta de fazer.

Entre esta relação, escolha um e somente um nicho de mercado para trabalhar no seu primeiro projeto.

O ideal é você escolher o nicho relacionado àquilo que você mais gosta de fazer. Mas se lembre de que não pode ser tão pequeno que não gere a possibilidade de ganhos em escala. Nem tão grande que passe a ser um segmento ou mercado.

Se você é uma pessoa que tem várias paixões e não sabe qual escolher, não deixe que a indecisão trave a sua jornada. Se não houver outro jeito, faça um sorteio, escolha um nicho e siga em frente.

Relembrando o conceito de nicho: um conjunto pequeno de pessoas com um mesmo interesse.

Ora, se todas as pessoas desse conjunto possuem um mesmo interesse, podemos escolher apenas uma dessas pessoas para representar todo o nicho.

Isso é o que se chama construção de avatar. E esse será o tema do próximo aula do curso.

Até lá, deixe um comentário logo abaixo com as suas dúvidas e observações até aqui.

Walmar Andrade
Perguntas dos alunos

17 comentários
  • Olá, Walmar, estou fazendo o desafio “trabalhe com o que ama” no mude.vc e com isso decidi acompanhar este curso. Neste segundo post, preciso definir um nicho de mercado, e para isso, gostaria da sua opinião. Eu amo criar, organizar, gerir negócios, e com isso já fiz consultorias, e tenho com meu marido uma empresa, a Clube de Mestres. Meu interesse é ter uma empresa de consultoria online que atua na implementação de uma “gestão profissionalizada” em pequenos negócios. Seria este um nicho de mercado ideal ou teria que ser ainda mais específico?

    • Oi Cristiane,

      Eu acho que poderia ser mais específico, por exemplo, ser uma gestão profissionalizada de empresas de [….] ou uma gestão profissionalizada de pequenas empresas para empresários de primeira viagem, algo do tipo.

      Abraços!

      • Olá, Walmar, agradeço pelo breve retorno e sugestões. Realmente tem razão, quando cheguei na etapa de definir o layout do meu blog pude ver que se eu focar em gestão para pequenos negócios, ficará muito abrangente. Então decidi refazer esta etapa de nicho de mercado fazendo uma pesquisa mais aprofundada, e estou pensando em fazer voltado para empreendedores individuais, que precisam fazer tudo, vender, comprar, cobrar, pagar, tudo mesmo sabe… o que acha?

  • Walmar essa é a minha maior dificuldade pois gosto de um monte de coisa e busco me informar sobre tudo, de certa forma, talvez por ser jornalista essa é uma das minhas características, gostar de conhecer e pesquisar sobre coisas novas e compartilhar.
    No momento, justamente o que mais eu estou vendo é sobre empreendedorismo e independência financeira, além de marketing digital e de conteúdo, pois estou querendo começar o negócio on line, só que não consegui ainda escrever no blog ou saber sobre o que falar, é aí que eu travo, pois imagino que ainda não tenho a autoridade para falar desses assuntos que estou mais vendo e fora isso, sempre gostei muito de música e comunicação, o que me fez fazer o curso de Jornalismo, pois sempre quis ter uma revista de entretenimento e cultura e no final acabei virando funcionária pública na área administrativa.
    Enfim, não consigo identificar as dores do meu possível público dentro das várias coisas que eu gosto e aí vou procurando me informar, saber mais e não consigo o simples começar, o agir, pois acho que ainda não sei o suficiente para ser interessante.

  • Minha paixão é a cultura iraniana. Há 5 anos tenho o único blog dedicado a este tema em língua portuguesa, acredito que obtive uma certa autoridade neste nicho. Os maiores interesses do meu público são viajar para o Irã e aprender o idioma persa. Mas a minha maior paixão é a arte iraniana. Minha maior duvida é: Como conciliar minha própria paixão e os interesses do meu público de forma rentável?

    Estou gostando muito do conteúdo!

    • Excelente nicho, Janaina! Muito específico!

      Dá uma olhada no post sobre modelos de negócio deste curso para ter ideias de como rentabilizar essa ideia.

  • Olá Waldemar, bom dia.
    Excelente o teu artigo. Bastante útil para quem pretende trabalhar pela internet.
    Fiquei com muitas dúvidas. Vejamos:
    1 – Estou com um site de classificados e negócios, mas não fiz a pesquisa de palavra-chave e nem de nicho de marcado. E estou com ele paralisado por não saber como dar continuidade;
    2 – Criei o próprio blog do site, estou tentando fazer os conteúdos para direcioná leads para o site, também estou encontrando dificuldade para saber como fazer esse direcionamento.
    3 – Não tenho recursos financeiros para contratar uma consultoria, mas tenho conhecimento científicos nas áreas de Psicologia e Direito, como fazer para modificar o site e focar somente em Direito ou Psicologia ? Sem ter que perder o site?

  • Oi Walmar, tenho muitas paixões e por isso tinha ficado perdida em minhas escolhas, isso desde que iniciei minha jornada de trabalhar na internet, essa falta de foco me fez perder muito tempo, porém ganhei algumas experiências.

    E este post, com ideias tão organizadas e profundas vão me auxiliar a reeditar o meu primeiro blog. Realmente confirmou que eu estava atirando para todos os lados.

    Estou super animada, obrigada.

  • Excelente artigo. O nicho no começo é uma das partes mais fundamentais de um negócio online. Eu sempre indico para as pessoas trabalharem com aquilo que gostam e tem conhecimento, porque produzir conteúdo para esse público se torna muito mais fácil e prazeroso.

  • Ola Walmar, curti pracaramba seu website e, principalmente, a forma diferenciada de trazer conteúdo. Tenho uma dúvida:
    Possuo muitas paixões e habilidades. Entre as que se destacaram, criei nichos especificos mas ainda sinto que não domino por completo eles. Eu tento começar pelo nicho mais seguro ou pelo que contem mais riscos (como falta de ‘explicabilidade’ para os clientes, não saber aplicar na pratica)?

    • Oi Nicolas,

      Eu começaria pelo mais seguro, tentaria dominá-lo e só depois passaria para um crescimento lateral, visando a outros nichos.