Não deixe seus usuários dependerem de um único dispositivo

Uma das boas práticas para melhorar a usabilidade de um website é se colocar no lugar do usuário, tentar enxergar tudo com olhos de leigo e não de especialistas que somos. O problema é saber quem é esse o usuário e descobrir suas necessidades.

Um erro que muitos cometem é deixar algumas ações do website exclusivas para um determinado dispositivo de entrada. Um exemplo clássico é o do chamado menu dropdown, aquele em que os links só aparecem quando o usuário repousa o mouse em cima do link. Se colocar no lugar do usuário é pensar coisas como: epa, e se o visitante não tiver mouse?

Por algum motivo de deficiência física (amputados, portadores do Mal de Parkinson, pessoas com dificuldades motoras) ou técnica (o mouse quebrou, o terminal só possui teclado, o sistema operacional não reconhece o mouse), o usuário pode estar tentando navegar pelo site através do teclado. Se o menu só aparece com o passar do mouse, esse site pode ficar inavegável nesses casos.

Você pode estar pensando que é um grupo muito pequeno de usuários que estaria nessa situação, mas são os detalhes que diferenciam um grande website de um site comum. E, como já disse nos posts anteriores, uma má experiência de navegação repercute muito mais do que uma boa experiência.

PS: A partir de hoje, o Fator W está com anúncios do Google nas páginas de artigos. Portanto, querendo ajudar, basta clicar uma vez em um dos anúncios para me enriquecer com cinco centavos 😉

Walmar Andrade
Perguntas dos alunos

2 comentários
  • Salve Walmar, o título desse post me chamou atenção para uma coisa.

    Assino seu blog através do netvibes onde eu tenho apenas um resumo dos posts e se tenho interesse clico para lê-lo na íntegra aqui no seu site. Não seria interessante disponibilizar o conteúdo já na integra para os feeds? isso me ajudaria muito (como usuário) a ler todos os seus posts de maneira mais produtiva e não “dependeria” de vir sempre ao link para ler o post completo, o que acha?

    Essa não é uma observação exclusiva ao seu blog, muitos outros sites (como Web1.0insider) também utilizam essa forma de atrair os usuários ao site, mas isso realmente me incomoda.

    []’s