MUF #09: Modelo de contrato para construção de sites e outros projetos web

Depois que o Sistema de Incentivo à Cultura aprovou o projeto da construção do site do Café Colombo, tivemos que formalizar a prestação de serviços através de um contrato, assinado por mim como freelancer e pela produtora do Café Colombo.

Contrato é algo muito delicado e há que se tomar todo cuidado do mundo para não pôr os pés pelas mãos ou mesmo ser enganado por clientes mal intencionados. Particularmente, utilizo o modelo fornecido pela Revista Webdesign, adaptando às minhas necessidades.

Não sou um especialista na área jurídica, mas sei que tudo tem que estar bem explicado no contrato – da metodologia ao prazo, passando pela forma de pagamento. No caso de qualquer problema, é a ele que você vai recorrer.

Eis algumas dicas que a experiência ajudou a amealhar sobre a formulação de contratos:

  • Especifique exatamente o que foi acordado que você fará no projeto;
  • Deixe claro que solicitações fora do escopo acertado resultarão em um novo cálculo de prazo e, conseqüentemente, de preço;
  • Esclareça o que é de responsabilidade do cliente e que, no caso de atraso dele, o tempo será descontado na entrega final;
  • Envie a proposta em anexo. Geralmente é um documento com mais detalhes técnicos e menos jurídicos que o contrato;
  • Se tiver algum amigo advogado, peça para que ele leia e revise antes de enviar. Se não tiver, contrate um;
  • Especifique o valor exato e qual será a forma de pagamento;
  • Leia atentamente antes de assinar. O cliente pode ter modificado algo que você tenha enviado no documento inicial.

Com o modelo da Revista Webdesign em mãos, fiz as adaptações necessárias para o projeto do Café Colombo e enviei. O modelo em PDF você pode baixar aqui. Na hora da assinatura e pagamento, surgiu o eterno problema da nota fiscal, tema do próximo capítulo do reality show.

Walmar Andrade
Perguntas dos alunos

5 comentários
  • Olá Walmar,

    Estou gostando muito desta seria de Posts sobre o site da Café Colombo, este exemplos são interessantíssimos para o dia a dia de um Freelancer.

    Abraços =)

  • Bom Dia Walmar,

    Muito boa esse curso de aulas do curso sua, tenho certeza que está ajudando muita gente. Eu não consegui baixar o medelo contrato em pdf, a página não foi encontrada.

    Abraço

  • Uma acréscimo a esse modelo de contrato que sempre utilizo é catalogar um número para os contratos. Geralmente utilizo as iniciais do cliente e a data do contrato.
    Tipo Cliente Exemplo: Contrato EXE241007

    Isso ajuda na hora de organizar a informação