O link home é necessário?

O questionamento do título deste post surgiu a partir de um curso de solicitações de clientes e, mais recentemente, de uma análise que o blog Web Bem Feita fez do novo site do Papo de Homem, um dos projetos lançados recentemente aqui pela Wenetus.

Na análise, o Rochester – autor do blog – critica que não há na interface do site um botão do tipo “Home”, “Página Inicial” ou algo do tipo.

Dessa forma, segundo ele, o usuário não teria como voltar facilmente à página principal, o que seria uma falha grave de usabilidade.

Como a maioria dos sites, o Papo de Homem possui no seu logo um link para a página inicial. Este é um comportamento habitual, com o qual o usuário já está acostumado.

Será que é necessário, além disso, ter um link explícito para a página inicial?

Procurei rapidamente alguma pesquisa sobre o assunto, mas não encontrei nada muito relevante.

Se alguém tiver informações com testes que comprovaram que um link explícito funciona melhor do que o tradicional link no logotipo do site, favor postar nos comentários.

Sem encontrar dados de pesquisa, parti para uma observação de projetos que estão no ar.

O que comprovei foi que sites grandes como UOL, Folha Online, Terra, iG, YouTube, Google, Yahoo e tantos outros também seguem a lógica de manter o link para a página inicial apenas no logo, sem explicitar no menu de navegação global.

E você? Costuma deixar o link somente no logo ou explicita o link para a página inicial? E quais os motivos da sua decisão?

Conteúdos relacionados

Perguntas & Respostas

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Como te disse no comentário, essa da home merece uma tese de mestrado. Com direito a eyetracking.
    Dos projetos que vc citou:
    Uol – Não achei inicialmente o voltar p/ home deles :O clicando na logo vc é levado a um texto sobre o site. Mas nas internas há a logo pequena (bem pequena) que leva à home.
    Folha Online-talvez (olha o achismo de novo) o endereço junto a logo reforçe a ideia de voltar a home.
    Terra- esse realmente me assustou. na home não é link e nas internas é link. Um forte candidato aos testes de fogo.
    Ig- Os layouts internos nao seguem nenhum padrão, mas a barrinha ali em cima que quase sempre aparece leva à home apostando só no link na logo.
    Google- tem o title do link. mas o destaque que a logo recebe é um forte indicativo de que é um link para a home.
    Youtube – Realmente esse tem espaço para tem uns 5 link para home e não tem. A única coisa de “diferente” é o home que diz claramente que ao clicar ali o usuário volta a home.
    Yahoo-há o link em explícito em todas as internas que vi (no topo, yahoo; meu yahoo; yahoo mail)

    Note, dos projetos citados nenhum se assemelha ao blog, ou a site institucional. Até a forma como o menu é apresentado na pdh ou em vários blogs é inimaginável em sites como esses (referindo-me aos portais).
    E também quase todos eles tem algo que auxilia (discretamente, quase acidentalmente) à volta pra home.

    Quanto à pesquisa, também me interessei. Mas a idéia de que um link explicito funciona melhor temos se pensar que um link funciona melhor quando ele não deixa dúvidas de que é um link e não deixa dúvidas de sua função. Um bom exemplo são sites em flash onde imagens que parecem ser apenas “decorativas” são na verdade links importantes.
    Ainda levo a sério a lei de “não me faça pensar”. Se é um link, não deixe dúvidas quanto a isso!

    Repito: isso é assunto pra tese de mestrado 🙂 Eu realmente ficaria feliz se alguém tirasse essa dúvida do ar.
    [Que tal chamar o tio jakob? ele vai querer um link pra home azul e sublinhado!]

    []’s

  2. Muito Bom,
    Parabéns ao Rochester e também ao Walmar por levantarem a lebre.
    Sobre a pergunta:
    E você? Costuma deixar o link somente no logotipo ou explicita o link para a página inicial? E quais os motivos da sua decisão?

    Não tenho uma opinião explicita sobre o assunto, em alguns projetos acabamos colocando o Home/Página Principal visível, como um link, em outros o link sobre a logo, e em alguns casos um pequeno ícone (normalmente simbolizando uma casa) para indicar Home.

    Agora analisando esse assunto, acredito que, como os demais itens do projeto, devemos analisar os objetivos, público alvo. Como destaca o Walmar hoje é muito comum usarem a logo e as pessoas estão se acostumando com isso. Porém não há ao certo indícios de um número de pessoas que não estão acostumadas com essa prática.
    Resumindo se tiver espaço e for possível não vejo problemas em existir um link “Página principal”.

  3. Eu deixo o botão home/pagina inicial, porque acho mais acessível e esclarecedor.
    É claro que isso depende de uma análise de navegação, devido ao público de cada site.
    O portal da Abril.com.br por exemplo utiliza o botão home.
    Éssa é realmente uma boa discussão.
    abraços

  4. Eu normalmente utilizo em sites institucionais pois o publico alvo geralmente é leigo, no casa de páginas voltadas pra área de técnologia eu já não acho nescessaria a presença dele, o link no logo nesses caosos funciona melhor, tudo questão de publico alvo.

  5. Pra falar a verdade, eu costumo ter problemas em achar o link explícito “Home” ou “Página inicial” quando ele não está no logotipo. Link para a Home no logotipo hoje é mais que obrigatório.

  6. Concordo com o Bruno que o link no logotipo é quase obrigatório. Mas não vejo problema nenhum em deixar duas opções, vocês entenderiam isso como uma redundância?

    Acho um tanto tendecioso achar que os usuário estão “se acostumando”. No quesito, usuário se acostumar, podemos achar n coisas.

    Acho que a prova cabal, realmente seria com um teste de usabilidade, e estatística concreta sobre o assunto.

  7. Sim. O link home ou página inicial deve estar explicito nas páginas. Já fiz alguns testes e percebi que o mesmo é bastante usado. Em termos de estatísticas o mesmo chegou a 32% contra a 68% do link no logo(topo) do site chegando. O que pra mim 32% é muita coisa, e que não deve ser esquecido.

  8. Realmente já vi muitos usuários redigitarem a url pra voltar. Entretanto, Home talvez não seja o melhor rótulo. Um leitor de tela lê isso em português, ou seja, ôme. Meus amigos cegos (MAQ e Leda) preferem Página Inicial.

  9. No meu caso, sempre tive um link explícito para a “capa” do meu blog/site. Depois de um tempo, me dei conta que várias pessoas poderiam tentar clicar no logo para volta à home, então incluí um link na área da imagem, também.

    Mas como comentado no post, nunca li nada a respeito dessa discussão (no sentido de qual a melhor prática a se adotar). Talvez o Jared Spool saiba alguma coisa: http://www.uie.com/

  10. Eu mapeei todos os links de um site que recebe cerca de 10.000 visitas/mês e através das estatísticas, ficou provado, pelo menos neste site, que 88% dos usuários preferiram clicar no link home contra apenas 12% que clicaram no logo que link para a home.

    Espero que estas estatísticas possam colaborar com todos!

    Abraços.

  11. Queria entender porque devemos usar o termo home? Página principal (inicial) não seria mais conveniente para o português? Indicá-la na logo não é o bastante? Tendo isso já focado no sitemap?

  12. Eu acredito que ter um link explícito pra página inicial é redundãncia.
    É instinto. Quando o usuário que ir pra home, ele clica na marca do site e pronto.

  13. Creio que um link “Página Inicial” seja importante para a navegação…

    Pense em um usuario sem muitos conhecimentos de Internet, será que ele irá deduzir que para voltar na página inicial do site ele terá que clicar na logo? Creio que não…

    Quando pensamos em usabilidade é tornar as coisas simples e fáceis para o usuário, então pq devemos esconder uma opção que para ele é comum?

  14. Opa. Dados de pesquisa sempre são interessantes. Enquanto não temos nada concreto, acredito que um botão explicito “home(página inicial)” é sempre interessante. Usuários querem soluções claras quando não querem pensar muito.

    Quando encontrarem uma pesquisa veremos o que devemos seguir 🙂

    abraço

  15. Acredito que cada caso é um caso.
    Existem layouts, em que o logo não ocupa o lado esquerdo no topo.
    Acredito que cada layout é um caso a ser estudado.
    Mas acredito também que é intuitivo sim clicar no logo pra voltar pra home.

    []s

  16. Na minha opnião, alguns usuários já estão habituados em clicar no logotipo do site e voltar para página principal. Porém, sempre é importante ter um botão “Página Principal”, visando tornar a navegação mais rápida e fácil para QUALQUER usuário. O Fato de existir ou não um link a mais no menu não tira nenhum pouco a interface nem ao menos deixa o site reduandante, tendo em vista que alguns usuários nem se quer sabem que existe um link na logo.

  17. Acredito que pessoas mais leigas não tem esse conhecimento, a utilização do link home (prefiro capa ou página inicial) é escencial e a sua não utilização pode acabar se tornando uma experiência terrível para o usuário e um erro de usabilidade às vezes irreversível.

  18. eu voto pelos 2 mesmo q redundante para alguns, acho que naum prejudicaria em nada ter um link na logo e um botão pagina inicial, particularmente naum gosto dos termos em ingles nos sites brazucas, como ex “home”, mas aki na agencia que eu trabalho nem sempre os sites saem com um link pra voltar pra página inicial, nem no meu blog eu implementei o link pra inicial, nem na logo e nem no botão rs rs rs… eh a falta de tempo

  19. Eu acho que mesmo tendo o link no logo deve ter o link “página Inicial” no menu, mesmo porque nem todo mundo é experiente com internet e hoje em dia a gente tem que pensar em termos de Acessibilidade também, portanto acho que o link no menu é fundamental, mesmo ja tendo o link no logo.

  20. Considero importante termos o link na logo e também em texto. Acredito que a acessibilidade e navegação tornam-se mais amigáveis.

    Quanto a “Home” ou “Página Inicial”, concordo com o Fred. Para interpretadores de texto para cegos é muito mais fácil entender “página inicial” ao invés de “ôme”. Já vi isso na prática.

  21. Na dúvida, eu prefiro deixar os dois…

    No meu site pessoal (na verdade a página principal do meu site é o portifólio, por isso que não existe o link “home”), no site que desenvolvi (COOPEMATER) e também em um americano, todos eu deixei um link para a página principal.

    E como Frederick Van Amstel disse, ao invés de colocar HOME em páginas brasileiras é melhor, colocar Página Principal. Pois, não só como ele disse do “Leitor de Tela” mas, também um leigo em inglês que vai achar que estou referindo Home à Casa (E não principal).

    Se eu navegar num site que não tiver o link Home, eu vou clicar no logo porque EU entendo mas, agora imagine uma pessoa que está navegando na Internet (esses pessoal da Inclusão Digital) que mal sabe usar o Google, vai entra num site, e quer voltar a para a Home. O que eu acho que ele vai fazer é apagar o link ou então fechar o site.

    Apagar o link? Assim:
    https://fatorw.com.br/2007/10/22/link-home/

    Apagando para:
    https://fatorw.com.br/2007/10/22/
    https://fatorw.com.br/2007/10/
    https://fatorw.com.br/2007/
    https://fatorw.com.br/

    Até descobrir qual é a “Home” 😉

    (Eu já fiz muito isso quando estava começando …)

  22. Realmente é um assunto a ser discutido. Nós habituais navegantes e desenvolvedores sabemos que via de regra o logotipo geralmente é link para a HOME PAGE.

    Porém usuários novos nesse meio, ainda não estão habituados e podem se perder. Mas um teste específico deve ser feito.

  23. Não sei se “início” ou “página inicial” seria o ideal. Em tempos e de Google, a página “inicial” pode ser diferente para cada usuário, já ele pode ter iniciado sua navegação no site por uma página interna.

    Talvez “Página principal”, mas nunca fiz um estudo sobre isso. De qualquer forma, acho que este “rótulo” deve estar visível, o que não impede de manter o link para a home na logomarca.

  24. Realmente é uma questão para se pensar.

    Eu ia dizer que acharia melhor colocar o link explícito, levando em consideração os usuários “menos ativos” / inexperientes: mas depois que li que estes sites grandes só deixam o link na logo do site, mudou minha idéia, porque são exatamente os maiores sites que os usuários inexperientes mais visitam: google, uol, etc…

    Eu penso mesmo em deixar, para manter um menu de navegação pelo qual é possível chegar a qualquer área do site: você SABE que por ali consegue ir até a página inicial, e dependendo do lugar onde fica o link “home”, fica mais acessível do que clicar na logo. Mas em sites como os nossos , onde o blog é a inicial e já tem o conteúdo principal, é preferível.

  25. Desde que começei a me interessar por criação de paginas para a web me pergunto isso.

    Sempre achei feio colocar Home ou Página Inicial nas páginas…

    Depois que descobri os blogs e com eles o link para a página inicial no logotipo eu parei de colocar HOME como link 😉

    FALOW !

  26. É de extrema importância deixarmos um link na logo do site, claro, indicando para a página inicial, mas também acho relevante utilizarmos um item do menu para isso.

    Facilita a navegação do usuário, pois muitos podem acabar utilizando estes links ao invés de clicar na logo, apesar de ser algo utilizado há muito tempo.

    Creio que devemos facilitar o máximo possível a navegação no site, então não vejo porque não utilizá-lo.

  27. Geralmente nos projetos que estou trabalhando o designer pensa nas duas formas, tanto o link direto, como o link na logo.

    Acho que na maioria das vezes o cliente é que vence e escolhe qual é a melhor forma.

    Em casos acho que o melhor é usar no link, mas ainda acredito nas duas opções. 😀

  28. Ja vi alguns estudos falando sobre o modo de navegação e a necessidade (ou não) de haver um link para a home.
    Em grande parte dos sites que visito e gosto procuro voltar a home depois de ler alguma s

  29. Normalmente nos meus projetos, costumo colocar o link para home tanto na marca, quanto em um menu de utilitário (página inicial | mapa do site | fale conosco…) pq assim tenho certeza que o usuário vai achar o lugar certo. Temos que prestar atenção também na rotulagem. Eu prefiro “página inicial” ou “início” à “home” pela simples razão de que estamos no Brasil. Você pode pensar: “ah! mas todo mundo sabe o que é ‘home'”. Será?

    Uma vez aconteceu uma coisa interessante comigo: o cliente perguntou pq eu não tinha colocado o link na marca e solicitou que eu fizesse isso pq em todos os sites que ele visita tem. Foi a partir desse dia que comecei a colocar nos dois lugares.

    Outra questão que gostaria de levantar é: a home é tão mais importante que as outras páginas do site, que necessita de dois links para ela ou tão menos importante que só mereça um link ‘escondido’ na logo?

    Ainda temos a boa opção do Bread-Crumb (migalhas de pão) que ajuda muito a navegação do site, inclusive orientando o usuário a chegar até a home. 😉

  30. Como o usuário é uma “caixinha de surpresas”, prefiro colocar link tanto na logo quanto criar um link que particularmente chamo de “Inicial”.
    Acho que na web, temos que agradar a gregos e troianos.
    Boa a discussão.

  31. Eu nunca usava o link explicito, deixava no logo, porém em um dos clientes pediu que colocasse pois os clientes dele acessavam seu site e não conseguiam voltar para página inicial!

  32. Muito bom o seu blog amigo.
    Bem redigido e informativo.

    Tipo de coisa que a gente acrescenta log aos Favoritos.

    Sobre o assunto, acredito que é um tendência a se fortalecer o link home no logotipo dos sites.

    Eu costumo ir direto no logotipo quando quero voltar à home.