Como anunciar no Instagram sem parecer que você está anunciando

Como anunciar no Instagram

Saber como anunciar no Instagram é algo fácil e ao mesmo tempo difícil.

Fácil porque a ferramenta foi criada para ser fácil. Para permitir que qualquer pessoa que queira impulsionar seus conteúdos consiga fazer isso sem grandes dificuldades. Afinal, para o Instagram, quanto mais gente anunciando, melhor.

Difícil porque as pessoas que estão usando o Instagram não estão lá para ver anúncios. Elas querem ver fotos, vídeos, stories de amigos e de pessoas que admiram. Não de empresas querendo vender sabão em pó.

Nesta aula do curso Presença Digital de Zero a Dez, você vai descobrir como anunciar no Instagram sem parecer que você está anunciando. Para isso, veremos detalhadamente:

  • O que são Native Ads e por que eles são importantes para anunciar no Instagram
  • A pequena diferença entre anunciar no Facebook e no Instagram
  • Como anunciar no Instagram para distribuir o seu conteúdo
  • Como anunciar no Instagram para crescer a sua lista de emails
  • Como anunciar no Instagram para fazer vendas diretas
  • O que fazer para crescer no Instagram sem ter que anunciar

O primeiro tópico é entender o conceito de Native Ads.

O que são Native Ads e por que eles são importantes para anunciar no Instagram

Como anunciar no Instagram

Para começar a entender o que são Native Ads, preciso te fazer uma pergunta: Quando você está no Instagram, o que você está procurando?

Provavelmente está se distraindo olhando fotos de outras pessoas, vídeos curtos no Stories, ou até mesmo vídeos mais longos no IGTV.

Dificilmente você está ali no Instagram desejando ver um anúncio.

Mesmo com toda a tecnologia para mostrar anúncios relevantes somente para quem teoricamente está interessado no que está sendo anunciado, se a mensagem publicitária não foi adequada ao meio, você estará praticando marketing de interrupção.

Marketing de interrupção é aquela velha publicidade que se intromete no meio de um programa de televisão, de um show de rádio ou até de uma cena de novela. É quando a matéria do jornal é interrompida por um anúncio de sabão em pó.

Ou seja, é tudo o que se fazia antes da internet.

Entram os anúncios nativos

Native Ads é um termo que define peças publicitárias que se adaptam ao meio onde estão sendo divulgadas.

A maneira mais fácil de explicar o que são Native Ads é dando o exemplo diametralmente oposto.

Sabe quando uma loja atacadista, como um supermercado por exemplo, digitaliza o panfleto impresso que distribui na rua e envia por email como se fosse uma “newsletter”?

Esse é o exemplo perfeito do que não é uma Native Ad.

Especificamente no Instagram, um Native Ad precisa ter o formato e o conteúdo adequados à rede social.

O formato deve ser o quadrado (1:1) para o Feed e o retangular vertical (4:5) para os Stories.

Já o conteúdo deve ser o mais próximo possível do que seria um post de uma pessoa comum no Instagram, embora deixando claro que se trata de uma publicidade.

Essa é uma linha tênue. O ideal é que sua publicidade de alguma forma ajude ou no mínimo distraia a sua persona.

O ponto perfeito é gerar valor para a persona mesmo que ela não venha a adquirir o que está sendo anunciado.

A pequena diferença entre anunciar no Facebook e no Instagram

Anúncios no Instagram

Se você viu as aulas deste curso sobre os 7 pré-requisitos para anunciar no Facebook e sobre como criar campanhas no Facebook, você já sabe praticamente tudo o que precisa saber sobre como anunciar no Instagram.

Caso você não lembre, o Instagram foi comprado pelo Facebook em 2012. Desde então, a plataforma que servia para criação de anúncios no Facebook aos poucos foi também sendo aplicadas ao Instagram.

Sendo assim, tudo o que você aprendeu sobre a criação de campanhas no Facebook também se aplica ao Instagram. Com uma pequena diferença: formatos adequados para os públicos adequados.

Relembrando em relação aos formatos, você deve utilizar o formato quadrado (1:1) para anúncios no feed e o formato retangular vertical (4:5) para os stories.

Além disso, deve idealmente criar campanhas exclusivamente para o Instagram, marcando no posicionamento para que os seus anúncios apareçam apenas no Instagram.

Por fim, esses anúncios exclusivos para o Instagram devem obviamente ser direcionados para públicos que tenham engajamento com o seu perfil do Instagram. E não com os que sejam de envolvimento com o Facebook.

Os melhores públicos provavelmente serão os de visualização de vídeos no Instagram (preferencialmente acima de 75%) e de envolvimento no perfil do Instagram, além dos públicos semelhantes (lookalikes de 1%) desses dois.

Caso você crie anúncios em vídeos, lembre-se de sempre colocar uma manchete chamativa fixa nos vídeos, seguindo o que aprendemos na aula sobre como escrever títulos.

Tirando esses detalhes, o restante é teste. Você precisa testar e ir aprendendo o que funciona melhor para a sua audiência no Instagram que não funciona no Facebook e vice-versa.

Como anunciar no Instagram para distribuir o seu conteúdo

Tráfego pago Instagram

O principal foco do tráfego pago para Instagram deve ser na distribuição do seu conteúdo.

Em vez de querer obter muitos leads ou até fazer vendas diretamente pelo Instagram, foque-se primeiro em gerar valor e criar relacionamento com a sua audiência.

Isso é feito distribuindo o seu conteúdo para o máximo de pessoas possivelmente interessadas naquilo que você tem a dizer.

No mundo ideal, todas as suas publicações – especialmente os vídeos – deveriam receber algum tipo de distribuição paga. Caso isso não seja possível, escolha os vídeos mais relevantes e anuncie para os públicos certos.

Para descobrir os seus vídeos mais relevantes, coloque uma pequena e igual quantia em todas as suas postagens por um mesmo período de tempo (por exemplo, sete dias).

Depois, confira nos resultados dos anúncios quais vídeos obtiveram mais de 75% de visualização e comece a investir um pouco mais neles, em uma campanha contínua. Os demais que não conseguiram muita retenção podem ter os testes encerrados.

Fazendo isso repetidas vezes, logo você vai ter uma seleção dos seus melhores conteúdos, que vão desbravar novas audiências e trazer novos consumidores para o seu perfil.

Como anunciar no Instagram para crescer a sua lista de emails

Como criar uma lista de emails

Crescer a sua lista de emails no Instagram com tráfego pago não é muito complicado.

O primeiro passo é criar no Gerenciador de Anúncios uma campanha de conversão destinada a públicos de envolvimento com o seu perfil no Instagram. Comece pelos públicos de visualização de vídeos no Instagram, de envolvimento com seu perfil e os públicos semelhantes (lookalikes) a esses dois.

No criativo, simplesmente grave um vídeo informal no formato retangular vertical, como se fosse um Stories qualquer. A copy aqui é chamar a pessoa para se cadastrar, idealmente oferecendo alguma recompensa digital.

Depois é só colocar o anúncio para testar e avaliar os resultados para refinar o público, o criativo ou os dois.

Como anunciar no Instagram para fazer vendas diretas

Conforme explicado no início desta aula, as pessoas não estão no Instagram para comprar sabão em pó. Aparecer no meio da experiência delas querendo vender o seu produto é uma prática de marketing de interrupção que tem resultados pouco animadores.

No entanto, existe uma exceção para fazer vendas diretas no Instagram. É quando você anuncia apenas para quem já conhece o seu trabalho, para quem já tem um relacionamento com você.

Nesses casos, como você já gerou valor para essa pessoa, agora é possível pedir algo em troca vendendo um produto ou serviço que resolve algum problema do seu nicho de mercado.

Para anunciar para essas pessoas, você deve direcionar o seu anúncio para públicos quentes, como os que já fazem parte da sua lista de emails, que já se envolveram com o seu perfil ou que já visualizaram mais de 75% de alguns dos seus vídeos.

Esses você pode enviar diretamente para uma página de vendas ou até tentar vender diretamente pelo próprio Instagram.

O que fazer para crescer no Instagram sem ter que anunciar

Instagram Ads

Por fim, caso você não disponha de muita verba para anunciar no Instagram, existem algumas técnicas que você pode aplicar para obter um crescimento orgânico.

A primeira delas é apostar na publicação espaçada. Caso você tenha conteúdo o suficiente, o ideal é que você publique com frequência em diferentes horários do dia. Por exemplo, manhã, tarde e noite.

Como o feed e os stories vão se acumulando com a quantidade de postagens ao longo do dia, parte do seu público não vê as suas publicações se você posta em um horário muito distante do qual o seu público acessa o Instagram.

A segunda técnica é aproveitar recursos como lives, lives com convidados, IGTV e outras possibilidades que apareçam. Em regra, quando uma rede social lança novos recursos, o alcance orgânico dessas novidades costuma ser bem maior.

O terceiro ponto é interagir fortemente com o seu público. Isso significa não apenas responder os comentários, mas idealmente conversar em vídeo por Direct Message, seguir hashtags do seu nicho, publicar comentários que gerem valor etc.

A quarta técnica é você documentar o que faz no dia a dia em vez de exclusivamente querer criar conteúdos novos do seu nicho de mercado.

Documentar significa acompanhar a sua rotina, mostrar os bastidores da sua atividade profissional e até detalhes da sua vida pessoal que aproximem você do seu público. Aqui é importante ser verdadeiro, expondo inclusive as falhas que revelam o seu lado mais humano.

A documentação é essencial por ser uma fonte inesgotável de conteúdo. Com ela, você consegue postar com muito mais consistência e frequência do que conseguiria caso se forçasse a estar sempre criando conteúdo novo.

A quinta técnica, mais conhecida, é a de apostar em hashtags (inclusive nos Stories) para indexar o seu conteúdo de forma relevante. Sempre pesquise as hashtags mais populares do seu nicho para alcançar as pessoas certas.

Por fim, lembre-se de que a métrica a ser perseguida não é a quantidade de seguidores, de likes ou de comentários. O que você quer não são meros números, mas sim pessoas do seu nicho de mercado que se interessem pelo que você tem a oferecer.

Não é necessário ter milhões de seguidores no Instagram para ter uma grande presença digital. O que você precisa é ter os seguidores certos, aqueles que se encaixam nas características que você definiu na tarefa de criação da persona no início deste curso.

Plano de Ação

Ao final de cada aula do curso Presença Digital de Zero a Dez, ofereço uma série de tarefas específicas para você executar.

A ideia é não ficarmos apenas na teoria, mas partirmos para transformar, na prática, projetos em realidade.

Tarefa: Crie uma campanha específica para Instagram

A tarefa aqui é abrir o gerenciador de anúncios do Facebook e criar uma campanha específica para o Instagram.

Experimente fazer pelo menos uma campanha para distribuição de conteúdo e outra para geração de leads para sua lista de emails.

Os anúncios devem ter o formato específico para o Instagram, além de ter um criativo com mensagem adequada ao meio.

Nesses primeiros testes, coloque pouca verba. Seu objetivo aqui é apenas aprender a mexer na ferramenta e se acostumar com o processo para a criação de campanhas.

Se você tiver alguma dúvida sobre como fazer isso, deixe um comentário logo abaixo com a sua pergunta.

Até a próxima aula!

Conteúdos relacionados

Perguntas & Respostas

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *