A história de como abri minha própria empresa de desenvolvimento web

Há algum tempo uma inquietação tomava conta de mim, dizendo que era chegada a hora de arriscar mais, de dar uma chacoalhada na vida.

Tomei uma decisão que há muitos anos rondava minha cabeça: decidi abrir um negócio próprio e fundei minha própria empresa de desenvolvimento web.

Resumindo assim em uma frase parece algo simples.

A verdade, no entanto, é que o processo todo durou quase dois anos.

Da idéia inicial, foi preciso começar a estudar, acumular capital, encontrar um sócio, formalizar a empresa e organizar um plano de negócios.

Isso sem falar na parte estrutural: montar o site, alugar uma sala, contratar uma linha telefônica, imprimir papelaria etc.

O fruto de tudo isso é a Wenetus Interactive.

Alguns de vocês já devem ter visto a marquinha por aí, no rodapé de sites como Meio Bit, Papo de Homem ou Dinheirama.

Desde que recebemos o CNPJ e começamos a operar, já lançamos alguns sites, mas faltavam ainda algumas pendências para começar a divulgar.

Agora não falta mais. Estamos já 100% operantes, com sete sites no ar, onze sites em desenvolvimento e outros três projetos atípicos.

As demandas não são só daqui de Pernambuco, mas também de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, além de Irlanda e México. Também temos parceria com duas outras empresas de comunicação, uma focada em imprensa e outra em marketing.

Isso tudo foi conquistado com bastante trabalho e pouco barulho. Precisávamos nos estruturar para podermos ter condições de atender a demanda que queremos. A idéia é ser um dos grandes players do mercado e para isso estamos dando o melhor de nós.

A equipe – além de mim e do meu sócio – conta com outros três colaboradores, um time de primeira linha. Apesar disso, nós ainda continuamos a procura de gente boa.

Vou falar muito da Wenetus ainda por aqui. Além dos sites dos clientes, temos alguns projetos próprios que a qualquer momento podem ser lançados. Se você tiver alguma pergunta antes dos próximos posts, a caixa de comentários é toda sua.

Atualização: o programa Encontro Sebrae fez uma matéria sobre a Wenetus, que você pode conferir no vídeo abaixo:

Conteúdos relacionados

Perguntas & Respostas

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Walmar, meus parabéns pela Wenetus! Como cliente, amigo e grande admirador de seu trabalho, tenho certeza de que o sucesso será duradouro e de acordo com as suas expectativas. Fico feliz pela citação e muito satisfeito por ter colaborado com o nascimento da Wenetus. Grande abraço. Sucesso e não suma! Vamos manter contato.

    Conrado Navarro
    http://www.dinheirama.com

  2. Já conhecia o site e recordo que automaticamente liguei a ti, pelo estilo do blog de lá. Mal comento por aqui mas desejo sucesso pra você (s), se algum dia me formar ‘alguém’ nesta área tenho certeza que boa parte do desenvolvimento de aprendizado conquistei lendo teus posts. Até mais ver;

  3. Conheci a Wenetus através do site da Bienal do Livro de Pernambuco. Como o Tales disse aí em cima, seu estilo é inconfundível, até pela preocupação com a acessibilidade expressa nos links do topo 😀

    Parabéns e boa sorte!

  4. Walmar,

    Estou seguindo um caminho parecido, pedi demissão há uns 3 meses e de lá pra cá estou estruturando uma empresa em parceria com um colega da época do curso técnico. Estamos utilizando algumas técnicas de gerenciamento para tornar o ambiente de trabalho o mais agradável possível de forma que as pessoas não sintam vontade de ir pra casa. Tem até uma salinha pra descanso no nosso escritório.

    Parabéns pelos seus trabalhos, o que mais gostei foi o design do blog Dinheirama. Ficou show de bola. Sucesso!

    Abraço

  5. Pergunta eu não tenho )

    Quero apenas parabeniza-lo, por ser mais um grande empreendedor.

    Amo ter a Agência Infinito Digital, é delicoso produzir para você, ter um nome no mercado, batalhar pelo que é seu.

    Te desejo toda a sorte do mundo e que tudo dê muito certo.

    Forte abraço

  6. Issamu,

    Venetus A é como é o nome do mais famoso manuscrito da Ilíada, poema de Homero. Em latim quer dizer “verde”. Nós só fizemos alterar a grafia para usar com W.

    Quando fomos registrar o domínio, também brincamos que poderia ser we.net.us

    Queríamos um nome que fosse “internacional” e que tivesse com os domínios .com e .com.br livres. Demorou cerca de uma manhã para acharmos 🙂

  7. Lhe desejo muito sucesso nessa nova trajetória. Achei interessante quando você falou que fez um planejamento para começar a tocar o seu próprio negócio. O fundamental é planejar direitinho para que nada saia errado.

    Abraços.

  8. Parabéns Walmar. Hoje, no Brasil, para se abrir uma empresa formal, é necessário planejamento e doses cavalares de coragem. Empreender por necessidade pode ser uma “roubada”.

    Eu estou na mesma tocada. Planejando meu empreendimento há cerca de quatro meses. Brevemente vamos tirar nosso CNPJ e no início do próximo ano devemos ir para uma extrutura fixa (e física). Por enquanto estamos (eu, meu sócio e um parceiro) trabalhando virtualmente e na informalidade, porém já estamos com cinco sites no ar e 1 em fase de conclusão, além de mais alguns em prospecção quase finalizada.

    Mais uma vez parabéns e que tudo dê certo com a Wenetus.

    Forte abraço.

  9. Bem que eu desconfiei que o novo layout do Dinheirama tinha muitos detalhes semelhantes ao fatorW 🙂

    Walmar, sou admirador de seus trabalhos há algum tempo. Meus parabéns pela iniciativa Wenetus e meus sinceros desejos de sucesso ao seu novo empreendimento.

    Abraço

  10. Só cuidado Walmar, pra não ficar engessado no mesmo estilo de layout!

    Parabéns pela iniciativa, sucesso

  11. Walmar, desejo sucesso!!!

    Acredito que esse é o caminho que 99% das pessoas que trabalham com “web” deseja seguir, ter sua empresa, gerar renda, emprego, descobrir talentos, dar oportunidade e ter oportunidade…

    Já pensei muitas vezes em ser pessoa jurídica, porém, tudo tem sua hora, seu momento, planejamento, etc.

    Espero que não abandone os excelentes artigos que escreve no FatorW!

    🙂

  12. Walmar, a Wenetus já nasce como referência no seu mercado, fruto que não poderia ser outro, dado o que vc vem plantando. Parabéns, sucesso e conte conosco para o que der e vier. Grande abraço!

  13. Não conhecia esse termo. Bem legal! Tem certeza que o W não vem de Walmar?! 😉

    Deve ser muito gratificante tocar um negócio próprio e ter o seu sucesso reconhecido.

    Soube da Wenetus pelo Navarro. Vocês estão fazendo um belo trabalho. Os temas que vocês andam criando para o WordPress estão muito legais.

    Uma dica aos que desejam se tornar empreendedores: eu venho planejando abrir o meu próprio negócio (Vê lá o que vocês vão pensar, hein!!!) já faz algum tempo. Um amigo me indicou o curso online do SEBRAE, Aprendendo a Empreender. Terminei há uma semana e gostei bastante. Indico para quem pretende fazer o mesmo ou mesmo para os que desejam obter algumas informações à respeito do assunto.

    Muito sucesso!

  14. Cara, parabens pelo belo site, mta sorte ai na sua agencia cara! fico mto feliz de ver o galera antenada pra usabilidade e acessibilidade crescendo mais e mais ai…. e acho que vc eh um dos pioneiros nessa praia ai! sucesso!

  15. minha historia é a menina triste : era uma fez uma menina bem triste e ia tem um chata na casa dela ela tem três irmão os nomes dele são:marcelo,gustavo e rafaela com a menina quarto o nome dela era gabriela ai o chata começou ai o irmão dela falou- você que sabe um segredo da qui de casa.gabriela respodeu- quero sim.rafael dize- é por que o segredo é por que minque aqui gosta de você gabriela. a mãe de gabriela que o nome dela era fabiana dize-não liga não filha não é verdade o outro irmão de gabriela marcelo dize- é verdade sim mãe.gabriela dize- eu já sa bia muito tempo eu fou embora o pai dela dize- você não vai sai da qui para nada gabriela dize- fou sim.ai ela sai correndo para casa da amiga dela e depoi mandou pega a roupa dela por que a amiga dela é rica e tei segurança depois ela achou uma amiga imaginaria

  16. minha historia é a menina triste : era uma fez uma menina bem triste e ia tem um chata na casa dela ela tem três irmão os nomes dele são:marcelo,gustavo e rafaela com a menina quarto o nome dela era gabriela ai o chata começou ai o irmão dela falou- você que sabe um segredo da qui de casa.gabriela respodeu- quero sim.rafael dize- é por que o segredo é por que minque aqui gosta de você gabriela. a mãe de gabriela que o nome dela era fabiana dize-não liga não filha não é verdade o outro irmão de gabriela marcelo dize- é verdade sim mãe.gabriela dize- eu já sa bia muito tempo eu fou embora o pai dela dize- você não vai sai da qui para nada gabriela dize- fou sim.ai ela sai correndo para casa da amiga dela e depoi mandou pega a roupa dela por que a amiga dela é rica e tei segurança depois ela achou uma amiga imaginaria…
    se gostou da minha historia é so dize

  17. Ola, eu sou Belarmino sou Angolano da província do Bié Estou a fazer o último de Energia e Instalações electrica, e este é o meu primeiro a ter gestão industrial. para dizer q gostei da tua historia